As solicitações de exclusão de dados são legítimas?
O artigo 17º do GDPR permite aos usuários (titulares dos dados) o direito de solicitar a exclusão dos dados pessoais detidos pelos controladores de dados, caso se aplique uma das seguintes situações:
- quando o usuário retira o consentimento; ou
- quando os dados pessoais foram processados ilegalmente.
Na presença de um dos casos listados no artigo 17, pedidos como estes devem ser considerados legítimos. O controlador de dados é obrigado a honrá-los sem demora injustificada e, em qualquer caso, no prazo de um mês a partir do recebimento, exceto se o caso se aplique a uma das condições em que o direito à exclusão pode ser negado.
Cada solicitação deve ser avaliada caso a caso, considerando os elementos que indicam a disposição do usuário em exercer o seu direito de excluir os seus dados pessoais.
O que preciso para excluir dados do Google Analytics 3?
Para excluir os dados do usuário que efetuou o pedido, deve certificar-se de que dispõe de dados suficientes para a sua correta identificação.
O dado chave para identificação do usuário é o “Client ID”. Esse valor pode ser recuperado do cookie do Google Analytics chamado _ga (semelhante a GA1908667103.1592401814). Outros dados que podem tornar a identificação mais precisa são o endereço IP completo e a data/hora da visita mais recente ao site.
Caso não possua estes elementos, não será possível identificar com certeza os dados do titular dos dados, tendo que os solicitar diretamente ao usuário para dar cumprir com o seu pedido.
Como excluir os dados
Após coletar os dados necessários, você está pronto para excluí-los.
Primeiro, faça login no seu painel do Google Analytics.
No menu, selecione Audience e então User Explorer.